Confira as principais estratégias para os empreendedores saírem na frente e alavancarem as vendas

Publicado em 8 de janeiro de 2024
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Um e-book que detalha as tendências de mercado que influenciarão o comportamento do consumidor em 2024 promete ser um aliado importante dos donos de pequenos negócios neste ano de 2024. O objetivo é ajudar empreendedores a adotarem medidas que os auxiliem a crescer em um mercado competitivo e, ao mesmo tempo, os tornem assertivos nas tomadas de decisões.

O material também apresenta uma série de dicas de como os donos de pequenos negócios podem aproveitar as tendências e alavancar as suas vendas. Entre as sugestões estão o foco na experiência vivida pelo consumidor ao adquirir os produtos e serviços, a segmentação da estratégia de acordo com o perfil do público e o reforço da presença e o poder das redes sociais. Empoderar a equipe e investir em estratégias que atraiam a geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995) também são alguns dos conselhos sugeridos no e-book.

Principais tendências:

Otimismo – O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo (43%), registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. (pesquisa da McKinsey deste ano).

Redução de gastos – Cerca de 90% das pessoas reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e artigos para casa.

Compras on-line X compras em lojas físicas – As lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Por isso, é necessário integrar canais físicos e digitais.

Smart Power a nova visão global –Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil.

Sustentabilidade –As mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos tudo à nossa volta vão afetar o que as pessoas decidem comprar.

Compras com base em valores e visões de mundo –As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais nas suas decisões de compra.

Digital – Essa revolução digital pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência on-line está acirrada.

Formato de trabalho –O home office e os avanços tecnológicos afetam as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam os seus padrões de compra e suas necessidades. 
 
Click no link e confira o e-book na íntegra: 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias